domingo, 3 de abril de 2016

Mãe

"Mãe
hoje abriu-se uma janela pela primeira vez
mas tudo o que pudeste ver foi um
pequeno lago de águas
adormecidas,
rodeado por margens de areia brilhante
um pequeno lago alimentado por
inúmeros afluentes
Mãe
passou uma semana e o meu minúsculo
coração agita já as águas desse
lago
Estou agarrado à margem vejo ao longe
uma pequena bóia
mas o medo impede-me de me afastar
Mãe
porque é que andas tão enjoada?
Passas a vida a correr para o quarto de
banho
Não toleras o cheiro a fritos nem o after-chave do pai
Espero que não enjoes do cheiro a jasmim
Por favor não me confundam com um
girino
Embora não tenha nada contra as rãs
e muito menos contra as libélulas que
povoam os outros lagos
Mãe
estou a ficar velho
disseram-me que já deixei de ser embrião
Mediram-me a translucência da nuca
e eu aproveitei para realizar algumas
pequenas acrobacias
Hoje fiquei finalmente a saber que tinha
ventrículos pulmões
estômago e uma série de coisas mais
incluindo uns grandes lábios que quase
pareciam bolsas escrotais
E eu pensava que aquilo que tinha entre as
pernas era uma rosa
Mãe
Porque é que meu coração bate tão
acelerado?
Por mais que tente não consigo
sincronizá-lo com o teu
Mãe
Só conheço a cor do crepúsculo
Estou morto por conhecer as outras cores
do arco-íris
Mãe
Hoje surprendi-te quando te olhavas nua
ao espelho
as mãos sobre o púbis segurando a
barriga enorme
Mãe
Às vezes os dias são um pouco
monótonos
de forma que entretive a fazer nós com o
cordão umbilical
Mãe
Estás com umas olheiras enormes
Pelos vistos não te deixei dormir
Passei a noite toda a deambular pelos
recantos mais sinuosos do teu
útero
a ver se descobria alguma água-marinha
Mãe
Podias ter colocado alguns peixinhos no
líquido amniótico
Já agora um beta e alguns escalares
E porque não alguns nenúfares?
Mãe
Apetecia-me uma bebida diferente
que não a minha dose diária de urina
Mãe
Esta noite tive um pesadelo horrível
Sonhei que te tinham cortado os mamilos
com uma lâmina de bisturi
Mãe
Apetecia-me chorar
mas é difícil chorar assim debaixo de água
Mãe
O que está a acontecer?
O teu útero começou a contrair-se
e as contracções vão-se tornando cada
vez mais freqüentes
Mãe
O que é que eu fiz
para me expulsares desta maneira?
Mãe
A distância entre mim e ti
não se mede em centímetros mas em
lilases"


Diário de Bordo, Jorge Sousa Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário