domingo, 1 de julho de 2018

Nem queria acreditar ! Ali sentado , assemelhando-se a um buda , estava um homem que eu nuca antes vira , num banco que também não sei como ali aparecera. Nesse exacto instante , pensei na minha vida e em todo o percurso que me levara até àquele momento. Só um grande esforço de memória que me fizesse recuar muitos anos no tempo e uma capacidade que talvez não tenha de o transcrever em palavras é que tornaria possível narrar a minha caminhada.Tentarei num outro local mas isso não é fácil. A memória deixa-se afectar pelo estado de espírito e ao mesmo tempo vai-se desgastando com a passagem dos anos. Sim , mas era enorme o homem ! Só passado um bocado é que percebi , pelas suas explicações , que a obesidade mórbida de que padece foi fruto de um acidente em França. Até há bem pouco tempo atrás , disse-me , era uma pessoa normal. É tramado ! Julgamos as pessoas pela sua aparência e tratamos logo de as arrumar numa gaveta específica dos nossos preconceitos e juízos prévios. Foi isso que me aconteceu ! De imediato o meu cérebro arrumou aquela personagem na gaveta das pessoas a evitar e não mais falaria com ela se não fizesse um esforço para me contrariar e derrubar a barreira dos meus preconceitos . Faço este exercício muitas vezes . Fiquei então ali um bocado à conversa descobrindo coisas sobre a vida daquela pessoa. Entretanto , quando tive que me ausentar , cruzei-me com um outro homem ,que não voltei a encontrar quando regressei , que deixou em mim uma curiosidade grande. Conversámos apenas poucos minutos mas os suficientes para perceber que se tratava de uma pessoa interessante , com mundo atrás de si,apesar de ser um pouquinho imprecisa, percebi um pouco depois. Trabalha em Inglaterra há quase trinta anos , na Royal Air Force e por causa do seu trabalho já viajou por boa parte do mundo. Nasceu pobre mas pareceu-me que já não o é. Procura um canto em Portugal para viver a sua reforma ou mesmo para antes desse período , caso o Brexit lhe complique a vida e o obrigue a sair do Reino Unido antes do tempo. A vida tem destas coisas : em locais e momentos inesperados podem acontecer - nos alguns encontros marcantes mesmo que fugazes . Se os soubermos aproveitar , enriquecemos . Seriam umas dez da noite quando isto se passou. O futebol terminara havia pouco tempo com a derrota de Portugal frente ao Uruguai e eu vinha ligeiramente triste.

Sem comentários:

Enviar um comentário